Suzano qualifica comunidade rio-pardense para atuar em suas operações industriais e florestais e para o mercado de trabalho

0
536

Cada vez mais exigente, o mercado de trabalho tem dado prioridade aos profissionais que buscam estudar e concluir cursos de qualificação, pois eles constroem habilidades e competências que garantem um trabalho de qualidade. Além de capacitação na própria área de atuação, as empresas buscam por profissionais que alinham conhecimentos diversos para promover resultados eficazes – realidade cada vez mais perceptível em Ribas do Rio Pardo devido ao contexto de industrialização que a cidade está vivenciando.

No mesmo sentido, quando uma empresa investe na capacitação de pessoas da comunidade, ela aumenta a disponibilidade de mão de obra para suas operações, melhora a qualidade de seu quadro funcional e, como consequência, dos serviços e produtos oferecidos pelo negócio. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em fevereiro de 2021, cinco em cada 10 indústrias brasileiras enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Por isso a importância da capacitação.

E é pensando em promover mais oportunidades de emprego qualificado no município que a Suzano tem trabalhado para capacitar os moradores e moradoras locais desde o início da construção de sua nova fábrica. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram realizados, até o momento, cursos que resultaram na qualificação de quase 390 pessoas. Destas, 197 concluíram os cursos voltados à área industrial e 199 na área florestal. A previsão é que nos próximos meses mais 138 pessoas também concluam sua formação.

Além dos cursos serem gratuitos, a empresa oferece às pessoas selecionadas para as capacitações outros benefícios como bolsa-auxílio, certificado de formação profissional, alimentação, entre outros. O objetivo, de acordo com a companhia, é motivar a comunidade local a participar e se qualificar para o primeiro emprego ou mesmo para o retorno ao mercado de trabalho, tanto na própria Suzano quanto em outras empresas.

A Suzano tem um direcionador de cultura que diz “só é bom para nós se for bom para o mundo” e, neste sentido, desde que chegou a Ribas do Rio Pardo com suas operações florestais, e ainda mais com as obras da nova fábrica, tem realizado ações que ajudam a comunidade a estar preparada para o mercado de trabalho. A empresa acredita que cursos como esses oferecidos pelo Senai promovem a oportunidade de melhoria da qualidade de vida dos moradores e auxiliam no desenvolvimento do município como um todo.

Das quase 390 pessoas qualificadas até o momento, 129 pessoas já foram contratadas pela empresa para atuar em suas operações no município, das quais 54 são mulheres e 97 são pessoas pardas e negras. “Na Suzano, entendemos que a diversidade nos fortalece e, por isso, todos os cursos e oportunidades que abrimos na empresa são destinados a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, cor, deficiência ou orientação sexual”, afirma a gerente-executiva de Recursos Humanos da empresa no Mato Grosso do Sul, Angela Aparecida dos Santos.

“Os novos profissionais contratados pela Suzano participaram de uma ambientação completa aqui mesmo em Ribas do Rio Pardo e, no final de outubro, iniciaram o treinamento prático na nossa Unidade de Três Lagoas, onde estão aprendendo cada funcionalidade da sua área de atuação. Em 2023 eles já começam a atuar em nossa futura fábrica nas áreas de produção, manutenção e qualidade”, completa a gerente.

Angela destaca ainda que quem deseja trabalhar na Suzano pode consultar as vagas abertas na página oficial da empresa pelo link: https://jobs.kenoby.com/Suzano. “Além disso, qualquer profissional pode se cadastrar ou deixar seu currículo em nosso escritório localizado na avenida Aureliano Moura Brandão, número 947, no centro de Ribas do Rio Pardo, ao lado do Posto Ipiranga”, completa.

NOTICIAS DO CERRADO