Semadesc alinha ações do Governo de MS para desafios que Ribas do Rio Pardo terá com a fábrica da Suzano

0
71

Alinhar ações para garantir o crescimento ordenado e a melhoria da vida da população de Ribas do Rio Pardo, diante dos desafios colocados pelo megaempreendimento que é o Projeto Cerrado de Celulose da Suzano, já em pleno andamento na cidade. Estes foram alguns dos objetivos da visita realizada nesta terça-feira (14) pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc  (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em companhia do governador Eduardo Riedel, do vice-governador Barbosinha e secretários de Estado ao município situado a 102 quilômetros de Campo Grande.

Pela manhã, a comitiva visitou a obra que tem no momento 8 mil funcionários trabalhando em uma área de 100 mil metros quadrados. Na nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo serão gerados pelo menos 10 mil empregos diretos no pico da obra – e outros milhares de empregos indiretos – durante a fase de construção. Já em operação, serão cerca de 3 mil empregos diretos. A previsão é que a indústria seja inaugurada no segundo semestre de 2024. Os investimentos vão superar os R$ 19 bilhões.

O secretário Jaime Verruck ressaltou a importância do alinhamento de ações para o crescimento ordenado do município

De acordo com o secretário Jaime Verruck o objetivo da visita, além de conhecer as instalações da futura fábrica, foi alinhar as medidas que estão sendo feitas para mitigação dos efeitos de um crescimento acelerado advindo com a instalação do empreendimento na cidade. “Temos aí praticamente dois anos para fazer uma força tarefa para execução de medidas que garantam o crescimento ordenado da cidade e o investimento dentro da lógica de sustentabilidade, governança e gestão que integram os princípios da Suzano e são a marca do governo Riedel, assim como crescer com prosperidade gerando empregos e renda”.

Na primeira agenda no interior, o governador colocou os secretários à disposição da prefeitura municipal para atender as necessidades da região. “É a primeira cidade que eu visito. Não é a toa. Aqui o desenvolvimento é muito acelerado. Um projeto dessa envergadura não é simples. Eu trouxe os secretários para ver de perto tudo isso. Esse é o time que no dia a dia vai destravar os problemas. Mato Grosso do Sul está 100% focado no lema: próspero, inclusivo – para isso a qualificação profissional -, digital e com absoluta responsabilidade ambiental”, disse o governador.

O prefeito João Alfredo também participou da visita com os secretários municipais. “Vamos dar as mãos. Coloco o Governo do Estado à disposição do Município, completamente aberto a novos desafios”, propôs Riedel.

Qualificação

Para honrar o compromisso firmado com a comunidade no lançamento do projeto, a Suzano está trabalhando para que grande parte desse contingente seja de moradores de Ribas do Rio Pardo e região. Para isso, a companhia já deu início a uma série de qualificações profissionais nas áreas florestal e industrial.

Desde o início do empreendimento, a Suzano já formou 203 novos profissionais para a silvicultura (40% delas contratadas) e 158 então em formação para a colheita (com alto percentual de contratação previsto). Até 2024, serão ofertadas 944 vagas para formação na colheita e outras 331 vagas para formação na área logística. Já na operação industrial, já foram formadas com cursos técnicos e pós-técnico 198 pessoas (66,6% contratadas). Dos contratados, 83% são de Ribas do Rio Pardo e região.

Segundo o presidente da Suzano, Walter Schalka, a empresa está comprometida com o desenvolvimento do município. Atualmente 8 mil trabalhadores estão atuando na obra, mas o número deve chegar a 10 mil ainda em abril deste ano. “Este é o maior investimento privado do Brasil neste momento, no valor de R$ 19 bilhões. Mas mais importante que esse número é o investimento no social. A Suzano está muito comprometida com o futuro de Ribas”.

Também participaram da agenda os secretários Pedro Arlei Caravina (Governo e Gestão Estratégica), Eduardo Rocha (Casa Civil), Hélio Peluffo (Infraestrutura e Logística), Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), Patrícia Cozzolino (Assistência Social e Direitos Humanos) e Hélio Daher (Educação), além da secretária-adjunta Christinne Maymone (Saúde) e do diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos.

NOTICIAS DO CERRADO