Projeto repara estruturas físicas e instala salas de leituras e parquinhos em três escolas públicas de MS

0
416

O Projeto Escola Transforma implementou uma série de melhorias em três colégios públicos de Mato Grosso do Sul. As escolas municipais Professor Moacir Franco de Carvalho, em Caarapó; a José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté, em Dourados, e Osvaldo de Almeida Matos, em Ponta Porã, receberam salas de leitura e parquinhos, reparos nas estruturas físicas e quadras e ainda revitalização de hortas e pinturas.

As melhorias estão sendo inauguradas nesta semana. Na terça-feira (22), foi entregue a da escola em Caarapó, na quarta (23) em Dourados e nesta sexta (25) será a vez de Ponta Porã. Várias atividades marcam as inaugurações como: plantio de mudas e sementes na hortas revitalizadas, pinturas no pátio, contação de histórias, roda de conversa, lanche e outras dinâmicas pedagógicas.

Com as intervenções do projeto, 885 estudantes do ensino fundamental I, II e do ensino de jovens e adultos das três unidades escolares estão sendo beneficiados.

“Fomos contemplados com horta, sala de leitura e parque infantil, com objetivos de estimular habilidades e conhecimentos. A horta escolar busca desenvolver competências e habilidades para que os alunos se tornem cidadãos preocupados com o meio ambiente. A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que, quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler e a inserção da criança no mundo letrado. E o parque infantil é muito importante para as crianças, mais do que um passatempo divertido, ajuda na coordenação motora, na socialização e na percepção do mundo que tem a sua volta”, comenta Cíntia Esteves, diretora da escola Professor Moacir Franco de Carvalho, em Caarapó.

A iniciativa é patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com a Rede Educare, que realiza projetos voltados à educação em todo o Brasil.

Sala de leitura instalada na escola municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté, em Dourados pelo projeto Escola Transforma — Foto: Projeto Escola Transforma/Divulgação

O projeto Escola Transforma busca proporcionar melhorias em instituições de ensino para, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. As ações vão desde aquisição de materiais e qualificação de espaços para aprendizagem até a formação de educadores e voluntários.

Neste ano atende 25 escolas de todo o país, incluindo as três sul-mato-grossenses, beneficiando 9 mil estudantes.

“Seguimos mais um ano com o compromisso de fortalecer a Educação, acreditamos que o Projeto Escola Transforma proporcionará a melhoria nas escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2022, já estamos presente em 25 cidades com o projeto e estamos levando o nosso programa de voluntariado para possibilitar ainda mais ações para as escolas que participam do projeto.”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

G1 MS