O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, explicou nesta segunda-feira (18) sobre como será cobrado o chamado passaporte da vacina contra Covid-19 no estado.
Nésio disse que o governo estadual vai cobrar o comprovante para eventos de entretenimento ou esportivos e explicou os passos que o cidadão deve seguir. Não foi dada uma data para início da cobrança.
“O Governo do Espírito Santo está normatizando o passaporte da vacina com foco nas atividades de entretenimento. Acessando a plataforma vacinaeconfia.es.gov.br toda a população tem acesso ao seu passaporte, ao seu comprovante de vacinação. Inclusive aqueles que se vacinaram no exterior ou em outros estados brasileiros podem procurar qualquer unidade básica de saúde do Espírito Santo para poder cadastrar e registrar a dose e o lote da vacina que recebeu para que também tenha acesso ao comprovante”, disse Nésio em entrevista à TV Gazeta.
A liberação de eventos sem limitação na quantidade de pessoas será permitida nas microrregiões do estado que atingirem a classificação de risco muito baixo para a Covid-19, de acordo com o avanço da vacinação.
Nas atividades produtivas, de acordo com o secretário, o critério de cobrança ficará a cargo de cada empresa.
“Nós não iremos cobrar o passaporte nas atividades produtivas e nem nos restaurantes, pois cada empresa terá suas próprias regras. No entanto, nas atividades de entretenimento e de esporte será exigido o passaporte”, contou.
Pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltaram a defender, na última sexta (15), o uso do passaporte de vacina e de máscara durante a retomada de atividades no Brasil.
Vacinação contra Covid-19 no ES — Foto: Reprodução