Opera MS: Ribas se torna referência em cirurgia ortopédica.

0
332

Ribas do Rio Pardo passa a ser referência em cirurgia ortopédica para correção do pé torto congênito, isso porque o município aderiu o programa “Opera MS” do Governo Estadual que visa zerar as demandas estagnadas de diversas especialidades cirúrgicas eletivas.

De acordo com a assessoria da prefeitura, na quarta-feira (27/04), foi realizado o primeiro procedimento cirúrgico no Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues pela Dra. Maria Helena, ortopedista especialista em pé e tornozelo.

A Diretora da Atenção Primária a Saúde, Josi de Paula, explica como funcionou todo o processo até a realização dessas cirurgias. “Ano passado o Governo do Estado abriu a pactuação dos procedimentos cirúrgicos eletivos que pudessem ser realizados pelos Municípios. Como temos a Dra. Maria Helena especialista da área, e ela já tinha assinalado a possibilidade de realizar esse procedimento aqui, e que o nosso centro cirúrgico estava preparado para esse tipo de cirurgia, entrei em contato com ela, e ela disse que poderíamos sim estar pactuando”.

Com isso, a partir da Regulação Estadual, pacientes de todo Mato Grosso do Sul podem está realizando o procedimento em Ribas. Todo trâmite entre consulta, identificação da necessidade e encaminhamento será realizado na cidade de origem do paciente, e após inserção no sistema de Regulação, a Secretaria Estadual vai direcionar o paciente para onde será feita a cirurgia.

Após as cirurgias, a ortopedista Maria Helena, que também atua no CER/APAE em Campo Grande, diz que o procedimento era muito aguardado pelos profissionais. “Há mais de três anos junto com a Josi tentamos trazer essa pactuação para o Município, e a partir de agora podemos operar essas crianças do Estado, via central de regulação”.

O Diretor do Centro Cirúrgico, Eduardo Delamura, afirma que é um privilégio ser referência no Estado. “Só tenho que agradecer. Que a população desfrute ainda mais do que está por vir em Ribas, nós sempre estamos tentando melhorar a complexidade e a qualidade da saúde, acredito que o caminho é esse”.

NOTICIAS DO CERRADO