Mãe de jovem morta em acidente cria instituto para lutar por aprimoramento das leis de proteção aos ciclistas.

0
494

A médica Andréa Aleixo, mãe de Emanuelle Aleixo Gorki, de 21 anos, que morreu após ser atropelada por um carro quando andava de bicicleta no Parque dos Poderes, em Campo Grande, em 10 de março de 2021, criou uma instituição para lutar pelo aprimoramento e atualização da legislação brasileira visando garantir maior proteção ao ciclista.

A apresentação do Instituto Emanuelle – Movimento Bike Viva, ocorre nesta semana, com várias atividades. Começou na quinta (10), com o lançamento das cinzas da jovem no Morro do Ernesto e termina no domingo (13), com um pedal passeio que sai do Shopping Campo Grande, passa pelo Parque das Nações Indígenas e vai até a rotatória, retornando para o centro comercial.

Nesta sexta-feira (11) haverá a transmissão de uma live na Assembleia Legislativa com a participação de profissionais das áreas de saúde, segurança legislação e mobilidade. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço eletrônico: https://form.jotform.com/depaulabm/inscricao-pedal-emanuelle-online

Objetivos

 

Andréa com a filha Emanuelle — Foto: Redes sociais

Entre as premissas do trabalho do instituto está educar adultos e crianças em idade escolar. A proposta da entidade é formar o ciclista para que depois ele tenha um comportando diferente no trânsito quando conduzir outro tipo de veículo, levando em conta a experiência que teve com a bicicleta.

Além disso, pretende também conscientizar motoristas profissionais em trabalhos direcionados para as empresas de transporte e logística e ainda ajudar a formar atletas profissionais de ciclismo.

O acidente

Emanuelle era estudante de direito. No dia do acidente havia saído para passear com uma amiga nos altos da avenida Afonso Pena, na região do Parque dos Poderes. Quando estava na rotatória das avenidas Hiroshima e Mato Grosso foi atropelada. Ela foi socorrida no local e levada em estado para a Santa Casa, mas não resistiu a gravidades dos ferimentos.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS EVENTOS DE LANÇAMENTO DO INSTITUTO:

G1 MATO GROSSO DO SUL