A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, e a equipe da Unidade de Gestão de Projeto (UGP) se reuniram, nesta segunda-feira (25), com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo Federal (SEAIN). No encontro para a revisão de carteira, o Governo do Estado apresentou os avanços em ações e o cumprimento de acordos estabelecidos em maio de 2021.
Os projetos no Espírito Santo que têm o financiamento do BID estão dentro da iniciativa “Estado Presente: Segurança Cidadã no ES”, envolvendo as Secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Na revisão de carteira, a equipe do Governo do Estado apresentou ao BID a execução do projeto até o momento, as boas práticas implementadas, além das principais entregas realizadas nos Componentes I (segurança pública), II (direitos humanos) e III (socioeducação).
A secretária Nara Borgo explicou que entre as principais entregas do Componente II estão os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em Terra Vermelha, Vila Velha, que foi inaugurado, e em Feu Rosa, na Serra, que já foi contratado; o projeto JuventudES Emergencial; e os dois Centros de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD) do interior, que serão inaugurados ainda neste ano.
“É muito satisfatório ver o quanto estamos avançando na execução dos projetos previstos no contrato com o BID. Os Centros de Referência das Juventudes são um exemplo de que estamos no caminho certo. Ainda teremos outras entregas muito importantes e, com isso, vamos fortalecendo e ampliando as ações voltadas para a segurança cidadã”, explicou Nara Borgo.
O secretário Álvaro Duboc disse que, com o monitoramento intensivo que vem sendo realizado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e a Secretaria de Direitos Humanos, o “Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES” vem ganhando cada vez mais velocidade na sua execução.
“Entre as ações previstas, serão abertos mais 12 Centros de Referência das Juventudes, além de dois já contratados, e implantados mais dois Centros de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas, em Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Também construiremos uma nova Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em substituição à atual, além de realizarmos projetos para aperfeiçoamento das estruturas das nossas polícias Civil e Militar”, detalhou Duboc.
A coordenadora técnica da Unidade de Gestão de Projeto, Ariadina Astori Porto, pontuou que o resultado da reunião foi positivo. “Os representantes do BID elogiaram bastante tanto o desempenho da equipe quanto o comprometimento com os projetos. Pactuamos novos acordos e apresentaremos novamente em abril de 2022, em nova reunião de revisão de carteira”, disse.
Também participaram da reunião a assessora especial da Secretaria de Direitos Humanos, Raiana Rangel; o assessor da Secretaria de Economia e Planejamento Gabriel de Araujo Borges; o coordenador-geral da UGP Alessandro dos Santos; coordenador financeiro Marcelo dos Santos; o coordenador de aquisições Nelson Da Silva Naves, além de representantes do BID e do SEAIN.
Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Contrato de Empréstimo 3279/OC-BR. Tem como objetivo geral contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidos pela violência.
NOTICIAS GOVERNO ES