Em alusão ao Dia da Merendeira Escolar, comemorado no próximo domingo (30), o Sebrae/MS apresenta a história de uma profissional de cozinha que levou o 1° lugar na primeira edição do Desafio Estadual das Merendeiras, promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em Mato Grosso do Sul. A data homenageia as profissionais responsáveis por garantir uma alimentação de qualidade e saudável para centenas de crianças e jovens.
Preparar uma refeição exige muito mais do que só alguns temperos. As merendeiras que cuidam da alimentação das crianças e jovens em período escolar todos os dias, acrescentam aos pratos muito amor e dão energia aos estudantes que estão em busca de conhecimento. Além disso, as profissionais carregam a missão de proporcionar uma alimentação equilibrada e que desperte interesse nos alunos.
Este é o caso de Vera Lúcia Marcelino Pinto, que trabalha na Escola Municipal Usina do Mimoso (extensão Arlindo Luz), localizada na área rural do município de Ribas do Rio Pardo. Merendeira há quatro anos, Vera Lúcia já trabalhou com cozinha antes de ingressar na profissão. Na fazenda onde morava, produzia marmitas para os trabalhadores locais. Após se mudar, realizou um concurso público no município para a vaga de merendeira na atual escola onde trabalha.
A profissional participou da etapa municipal da primeira edição do Desafio Estadual das Merendeiras, realizada abril deste ano em Ribas do Rio Pardo. Levou o primeiro lugar com a receita “Torta de Frango da Vera” e garantiu a vaga na etapa estadual que aconteceu em agosto, em Campo Grande, quando competiu com profissionais de outros 19 municípios do Estado e, mais uma vez, conquistou o topo do pódio. Para Vera Lúcia, além de participar e receber o primeiro lugar no concurso, a experiência possibilitou que ela se tornasse uma profissional mais criativa na cozinha.
“Adquiri outra visão da alimentação escolar e passei a diversificar as refeições dos estudantes com ingredientes novos, tanto que a torta de frango é uma combinação que a maioria das crianças gosta na escola onde eu trabalho, feita com legumes, verduras e muito amor. O que eu vivi na premiação foi um sonho, percebi que tenho muita liberdade para poder desenvolver novas receitas. Além disso, pude contar com o apoio de toda a equipe do município, principalmente, as nutricionistas”, revela a merendeira.
Como premiação, além do troféu, a merendeira ganhou uma batedeira planetária; voucher para passar um final de semana em Bonito com acompanhante; uma experiência gastronômica com o chefe Paulo Vasconcelos; e uma bolsa de estudos para cursar Gastronomia, oferecida pelo Senac. Para Vera Lúcia, os prêmios foram a comprovação de que ela está no caminho certo. “A experiência em Bonito foi uma oportunidade única e maravilhosa. Foi mais um sonho realizado, aprendi e conheci coisas novas. Me senti reconhecida pelas pessoas e vi que sou capaz de adquirir muito conhecimento”, conta a profissional.
As expectativas para o futuro são as mais positivas. Vera Lúcia pretende se mudar para o centro de Ribas do Rio Pardo e realizar o curso de Gastronomia do Senac para se especializar ainda mais. “É uma grande oportunidade para que eu possa me capacitar ainda mais, naquilo que eu amo fazer, que é cozinhar para as crianças. Meu sonho é ser uma grande cozinheira, além de poder transformar a vida da minha família”, concluiu a merendeira.
Desafio Estadual das Merendeiras
Voltado para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, o desafio foi promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, durante os meses de fevereiro e agosto de 2022.
A primeira edição estadual foi voltada para os municípios participantes do programa e representantes de 20 cidades sul-mato-grossenses ingressaram na disputa que, na fase municipal, reuniu mais de 800 competidores dos municípios de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
De acordo analista técnico do Sebrae/MS, coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, na fase municipal, as profissionais inscritas em cada cidade concorreram entre si. Primeiro, elas participaram de uma oficina preparatória ministrada por um chef de cozinha com técnicas de manipulação e preparação de alimentos e, após a capacitação, cada merendeira apresentou uma receita. As cinco melhores foram selecionadas e as participantes a prepararam para um comitê julgador que elencou as três que se destacaram classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.
“Para a criação das receitas, não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, as participantes tiveram que utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados, pois queremos incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas”, destacou Marcus.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
NOTICIAS DO CERRADO