A chuva forte que atingiu a região de Dourados (MS) – cidade a 229 km de Campo Grande, na noite de sexta-feira (18), foi a maior do ano de 2022, segundo o meteorologista Natálio Abraão. A precipitação deixou ruas alagadas e assustou moradores. Em um trecho da Rua Hayel Bon Faker, o asfalto cedeu e deu lugar a um buraco de 10 metros de largura e três de profundidade na via. (Veja o vídeo acima).
Segundo a Secretaria de Obras do município, a tubulação não suportou a vazão de água no local, que aumentou muito nos últimos anos. Dessa forma, o asfalto não resistiu e cedeu. O local segue interditado com fitas zebradas e cones.
Inicialmente, a solução para o problema seria a instalação de células de concreto, construção de alas para entrada e saída de água e contenção do aterro com pedras, mesma técnica aplicada na Avenida Presidente Vargas, que também teve parte do asfalto levado pelas águas da chuva que caiu nos últimos dias no município.
Segundo a prefeitura, no entanto, a melhor solução só poderá ser definida após uma análise detalhada pelos técnicos do município. Não há relatos de ferimentos, nem de danos materiais à população.
Quem usa a Hayel Bon Faker como rota é orientado a desviar do trecho interditado pela Avenida Presidente Vargas. Até o momento, não há data para que as obras de reparação sejam concluídas na região.
Em trecho da Avenida Marcelino Pires, na Cabeceira Alegre, a água chegou a ultrapassar o nível do meio fio e invadiu estabelecimentos comerciais.
G1 MATO GROSSO DO SUL