Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada até 30 de setembro

0
85

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até 30 de setembro. De acordo com o cronograma inicial, a campanha seria finalizada nesta sexta-feira (9), no entanto, devido a baixa cobertura em todo o território nacional, o prazo foi prorrogado.

Mato Grosso do Sul aplicou 70.511 doses, o que corresponde a 40,72% de cobertura vacinal. Apenas 7 municípios, dos 79, alcançaram o objetivo de vacinar mais de 90% do público alvo.

A Presidente do COSEMS/MS, Maria Angélica Benetasso, explica a baixa adesão. “Temos chamado atenção da população diuturnamente sobre o tema, todo os dias os noticiários falam sobre. Todos os municípios estão adotando estratégias diferenciadas, como por exemplo vacinação extra muros, nas escolas e aos finais de semana, mas infelizmente como é uma doença sob controle a população perdeu o medo”.

As idades recomendadas para que crianças tomem as cinco doses da vacina contra a pólio são: aos 2, 4 e 6 meses de vida (injetável) e duas doses de reforço (gotinhas) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A orientação é para que se os responsáveis perdeu algum desses prazos, busque uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação da criança e receber orientações sobre o período mais adequado para a dose seguinte.

G1 MS