Bálsamo ganha “Escola Rural” para atender mais de 50 alunos

0
80

Com a presença do  prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, do secretário municipal de Educação, Nizael Almeida  e da diretora escolar Ana Paula Antônio, foi inaugurada na manhã da última segunda-feira (27/02) – a 16ª extensão da Escola Rural Usina do Mimoso Polo, localizada no Bálsamo. Para o prefeito, essa realização é oriunda da garra e comprometimento de toda a equipe de educação do Município.

Na avaliação de João Alfredo Danieze, essa nova extensão rural de escola polo vai facilitar o acesso dos alunos do entorno do Distrito do Bálsamo, diminuindo o período dentro dos ônibus escolares e dando a devida importância ao único Distrito de Ribas do Rio Pardo. “É importantíssimo agradecer à parceria de todos que fazem parte da Associação do Assentamento Melodia. Envio um agradecimento especial ao senhor Abel, que é o presidente da associação”, destacou o prefeito João Alfredo Danieze.

A 16ª extensão da Escola Rural Usina do Mimoso Polo resolve outro problema importante: a preocupação das mães com o aumento significativo do tráfego na BR-262, o que não mais existirá. “O secretário de Educação Nizael Almeida e a diretora escolar Ana Paula Antônio não mediram esforços para que isso ocorresse, contando com a colaboração e o cuidado de todos os professores, servidores e motoristas”, elogiou o prefeito João Alfredo Danieze.

A diretora escola Ana Paula Antônio, o secretário de Educação Nizael Almeida e o prefeito João Alfredo Danieze

O secretário municipal de Educação, Nizael Almeida, pontuou que essa extensão do Bálsamo está distante 24km da zona urbana da cidade de Ribas do Rio Pardo. Ele disse, ainda, que as salas atenderão da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental e atenderão cerca de 50 estudantes. Atualmente são cinco professores e duas servidoras administrativas. Um detalhe importante é que as salas são climatizadas.

Em uma reflexão detalhada sobre cada passo dado para inauguração desta extensão de Escola Rural Usina do Mimoso, o secretário Nizael Almeida explicou que essa necessidade surgiu de várias perspectivas. “O Edilson (Pira), motorista e gestor do transporte escolar, junto com a Sandra e a diretora da escola, a professora Ana Paula Antônio, perceberam que haveria público, encurtaria caminho e garantiria mais segurança para os estudantes da rede, que poderiam acordar mais tarde e percorrer um caminho menor até a escola”, elencou as lembranças o secretário Nizael Almeida.

Em um segundo momento, o secretário de Educação Nizael Almeida esboçou que houve percepção que a iniciativa também permitiria criar mais vagas, dado o contexto de industrialização que a cidade vive, além do aumento de demanda em todas as áreas. As tratativas e estudos internos para verificar a viabilidade da escola foram iniciadas em novembro do ano passado. Após esta etapa, Nizael Almeida enalteceu a articulação com a comunidade do Assentamento Melodia e com o presidente da associação, o senhor Abel.

Depois desta fase foi feita uma licitação que garantiu todos os equipamentos e utensílios de cozinha, móveis e a construção da nova extensão da escola rural. Foram investidos mais de R$ 80 mil. “Hoje, durante a inauguração, as mães agradeceram muito a extensão, porque os estudantes não terão que transitar na BR-262. Sem dúvida, as mães estão mais tranquilas. O outro motivo de felicidade é a pré-escola”, explicou Nizael Almeida.

Em toda a região, o prefeito João Alfredo Danieze reforçou os investimentos com as patrulhas mecanizadas, a aquisição da produção da agricultura familiar para a alimentação escolar, a abertura do acesso para a BR-262 em 2021 e a internet via satélite, que chegou este ano para todas as extensões rurais. Ao todo, foram investidos – em internet – R$ 180 mil em 16 extensões de escolas rurais na Usina do Mimoso Polo.

NOTICIAS DO CERRADO