Após determinação da Justiça, Governo do ES começa a divulgar número de presos com Covid-19

0
462

Após uma determinação judicial, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) começaram a divulgar nesta quarta-feira (8) o número de detentos, socioeducandos e servidores do sistema prisional contaminados com a Covid-19.

decisão da Justiça, publicada no dia 23 de junho, atendeu a um pedido da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo e deu um prazo de 15 dias para que as informações fossem disponibilizadas.

Os dados podem ser acompanhados no portal coronavirus.es.gov.br, do Governo do Estado. Na seção “Transparência”, agora há a opção “População Privada de Liberdade”.

Números de Covid-19 entre presos começou a ser divulgada no site do Governo do ES — Foto: Reprodução

De acordo com a atualização feita nesta quarta-feira (8) pela Sejus, 33 internos estão com a doença. Outros 169 já são considerados curados e dois morreram.

Entre os servidores, o site mostra que há 36 casos ativos, 140 curados e três óbitos.

Já entre os jovens internos nas unidades socioeducativas, o Iases informa que há uma pessoa com a doença no momento. Outras 42 estão curadas. Não há registro de óbito.

Outros dados

A decisão ainda determinava a indicação dos locais onde se encontram lotados (servidores), custodiados ou com menção à unidade de origem em caso de liberdade provisória, monitoramento eletrônico, livramento condicional, indulto, prisão domiciliar ou cumprimento de pena em regime.

Esses dados, entretanto, não estão publicados no site.

Em nota, a Secretaria da Justiça esclareceu que atende, parcialmente, a liminar e que está recorrendo judicialmente da decisão, “uma vez que tornar pública a lotação/localização de servidores e custodiados contaminados, suspeitos de contaminação em razão da Covid-19 poderia ocasionar em instabilidade da segurança nas unidades prisionais”.

Complexo Penitenciário no bairro Xuri, em Vila Velha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Ações de prevenção

A página também disponibiliza informações sobre as ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus nas unidades prisionais do estado. Um exemplo é a suspensão das visitas aos detentos e das atividades laborais externas.

g1 es