Casas em área de chácaras ficam alagadas em MT após entupimento de valas por causa de lixo.

0
175

Casas que ficam na região das Chácaras Canaã, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, ficaram alagadas na madrugada desta quarta-feira (16) após uma chuva forte. A água acumulou nas ruas, principalmente porque as valas de escoamento estão entupidas por causa de lixo jogado a menos de 500 metros do local. Os moradores perderam móveis e eletrodomésticos.

A Prefeitura de Sinop informou por meio de nota que no mês de fevereiro algumas máquinas estiveram na estrada para fazer a limpeza e conservação. Disse ainda que existe um trabalho de manutenção constante no local, mas como a estrada possui pouco mais de 15 km, a manutenção e a limpeza podem ter sido em outro ponto.

A região fica na estrada Adalgisa, a menos de 10 km do centro de Sinop. Um trecho da estrada continua alagado dificultando a passagem dos moradores.

Segundo os moradores, a água chegou nas casas por causa das valas entupidas — Foto: Reprodução/TVCA

Segundo eles, a chuva começou por volta de meia noite e às 4h a água já tinha invadido as casas.

O trabalhador de serviços gerais Douglas da Silva disse que a água começou a subir porque as valas de escoamento estão entupidas.

“Começou a encher porque as valas estão entupidas. A sujeira veio toda para cá porque esse lado é mais baixo. É um sacrifício porque a gente trabalha, tem dificuldades e as coisas são caras. Agora para comprar outros móveis vai ser difícil, mas tem que recomeçar”, disse.

A água invadiu a casa e molhou os móveis  — Foto: Reprodução/TVCA

Segundo Douglas, esse é o segundo ano que alaga a casa dele e com isso, já perdeu vários móveis como cama, sofá e geladeira.

O morador contou que a água chegou até a metade de uma máquina de lavar e que pode ter estragado. Douglas não sabe se a geladeira da casa também está funcionando porque o motor ficou submerso na água.

A motocicleta que o morador utiliza para ir trabalhar também foi afetada porque molhou.

Moacir Oliveira a mulher dele acordaram de madrugada com a água entrando na casa — Foto: Reprodução/TVCA

Já o pedreiro Moacir Oliveira e a mulher dele acordaram de madrugada assustados com a água, que invadiu todos os cômodos da casa.

“De madrugada eu fiquei desesperado e quando levantei, a água batia na minha canela. Molhou tudo e eu preciso da ajuda das pessoas porque a casa está dentro da água”, disse.

Os moradores contaram que não jogam lixo no local, mas que outras pessoas que passam pela estrada nos fins de semana, acabam jogando. Com isso, as valas ficam entupida. O lixão de entulhos do município fica a mais ou menos 500 metros das Chácaras Canaã.

G1 MATO GROSSO DO SUL