Semp dá salto de 66 para 536 atendimentos a microempresas em Ribas

0
446

Os micros e pequenos empresários têm vez em Ribas do Rio Pardo. Quem garante é o Secretário Adjunto Municipal de Empreendedorismo, Rodrigo Carlos, que comemora o crescimento de 812% nos atendimentos aos micros e pequenos empresários. O crescimento exponencial se dá porque ano passado o número de atendimentos – no primeiro semestre do ano passado – foi de 66. Este ano, faltando 27 dias para o semestre acabar, os atendimentos somaram 536.

A Sala do Empreendedor é uma ferramenta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), que funciona nas instalações da Secretaria Municipal de Empreendedorismo (Semp). É lá que são feitos todos os atendimentos e, anualmente, o Sebrae/MS premia os municípios que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora. Em 2022, Ribas do Rio Pardo conseguiu chegar ao Selo Prata em referência de atendimento e este ano quer atingir ao Selo Ouro.

Dentro da Semp, os micros e pequenos empresários recebem uma série de atendimentos que hoje são gratuitos, como, por exemplo, abertura de empresas, alteração de dados cadastrais, emissão de guias mensais de impostos, solicitação de alvará junto à Secretaria de Finanças, abertura de inscrição municipal e estadual com regime de substituição tributária, emissão de certidão negativa de débitos para participar de licitações, emissão de notas fiscais e cursos de capacitação.

Para Rodrigo Carlos, o setor empresarial de Ribas do Rio Pardo mudou e uma prova disso está na quantidade de atendimentos. “Esse número vai aumentar porque muitas empresas vêm sendo criadas e ninguém quer ficar para trás. Ribas do Rio Pardo vem experimento um momento de desenvolvimento acelerado. Esta semana, por exemplo, fizemos um serviço de ajudar os microempresários a fazer a declaração do Simples à Receita Federal. Esse Mutirão do MEI resultou em 121 atendimentos em três dias”, detalhou o Secretário Adjunto Municipal de Empreendedorismo.

O número foi divulgado pelo Secretário Adjunto Municipal de Empreendedorismo, Rodrigo Carlos, que comemora o crescimento de 812%